Caála - O director do gabinete do Ambiente, Resíduos e Serviços Comunitários na província do Huambo, João Calão Figueiredo, afirmou, esta quarta-feira, que a melhoria da gestão ambiental passa por uma intervenção multidimensional, para preservação do ecossistema.
O responsável, que falava à imprensa, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, disse ser preocupante o actual estado de gestão dos resíduos sólidos e do desassoreamento dos rios, devido a exploração irracional de inertes e demais recursos naturais.
De igual modo, apontou a devastação dos polígonos florestais, com destaque para o de Cacoma, município de Ucuma, em risco de desaparecer, como resultado do abate indiscriminado de árvores, por parte dos madeireiros.
João Figueiredo disse que, apesar dos esforços do Governo local, é fundamental uma actuação integrada, para que todos possam participar deste processo, desde as famílias, organizações não-governamentais e demais forças vivas da sociedade, para uma gestão mais racional do meio ambiente em todas as localidades.
Referiu serem grandes as políticas ambientais nesta região do país, por carecer da envolvente multidimensional, pois trata-se de um equilíbrio na gestão ambiental, uma acção que começa na família, com o tratamento dos resíduos, preservação vegetal, animal e da vida humana.
Disse que o processo de descentralização ambiental, em via de implementação no país, para além de facilitar a emissão de licenças para exploração e contribuição de forma adequada, será benéfica na arrecadação de receitas que ajudará o Governo a enfrentar os desafios actuais.
Sobre o Aterro Sanitário da província do Huambo, em construção desde 2014, explicou que o mesmo está em estudo, com a conclusão dependente de financiamento do Governo Central.
Localizado na periferia da cidade do Huambo, o projecto envolve, entre outras acções, a melhoria de vias de acessos e a sua conclusão ajudará a dirimir, em grande medida, a problemática da gestão dos resíduos, tanto hospitalares e produzidos em domicílios.
Informou que o processo da preservação do ambiente na província do Huambo conta com a colaboração do Serviço de Investigação Criminal (SIC), para actuação contra os infractores ambientais, bem como a intensificação de campanhas de sensibilização das comunidades, em prol da preservação do ecossistema.
Ao nível do município da Caála/ da província do Huambo, em geral, o Dia Mundial do Ambiente, está a ser marcado com palestras em instituições de ensino, essencialmente, sobre a importância da preservação do ambiente e invectivo a arborização e higienização das residências e comunidades, em geral.
O Dia Mundial do Ambiente foi instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com objectivo de alertar para os efeitos da acção humana sobre a natureza e a necessidade do uso racional e sustentável dos recursos naturais. MLV/JSV/ALH