Malanje- Uma campanha de plantação de árvores em várias artérias da cidade de Malanje foi promovida hoje, quarta-feira, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente, que hoje se assinala.
A iniciativa que congregou 30 crianças afectas à instituições escolares, religiosas e a Organização do Pioneiro Angolano (OPA) culminou na plantação de 50 arvores do tipo acácias.
A mesma visou incutir nos menores a necessidade de preservação do meio ambiente, com vista a salvaguarda da vida humana, animal e vegetal.
Segundo a directora dos Serviços Provinciais do INAC, Sara Milagre, a instituição pretende engajar as crianças nas tarefas de protecção do meio ambiente, justificando tal aposta com o facto de se constatar práticas pouco abonatórias no seio das mesmas neste domínio.
Por sua vez, a madrinha do Instituto Nacional da Criança, Maria Nhunga, apelou a tomada de consciência dos petizes sobre a utilidade das plantas para o equilíbrio ecológico e sustento da vida na terra.
A par da plantação de árvores, considerou importante que as crianças cultivem o hábito de não deitar lixo fora dos locais apropriados, de modo a evitar-se o seu acúmulo, prejudicial para a saúde.
Entretanto, crianças de várias instituições escolares e de lares de acolhimento da província marcharam pelas ruas da cidade, em repúdio a agressão e outros males que muitas delas vêm sofrendo no seio familiar e não só.
A marcha enquadra-se no âmbito das comemorações do mês da criança e visou despertar a população sobre a importância de erradicar a violência que tem causado várias sequelas aos petizes.
Celebrado anualmente a 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução XXVII de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia. ACC/PBC