Lobito - A ambientalista e coordenadora do Projecto de Protecção de Mangais "Otchiva", Fernanda René, lançou, esta segunda-feira, na Suíça, um livro sobre as aves que abundam nas zonas húmidas do Lobito, província de Benguela.
Em entrevista à Radio Lobito, a ambientalista afirmou que o livro, intitulado "Aves das Zonas Húmidas do Lobito", tem acima de 200 páginas e está escrito em português e inglês.
"É um catálogo em que as pessoas vão conhecer as aves residentes e que estão em todas as estações do ano, no Lobito, e também as espécies migratórias que usam este ecossistema durante a sua viagem", explicou a autora.
Disse ainda ser um livro que vai servir como uma ferramenta de educação ambiental para as políticas públicas que estejam voltadas para a conservação, protecção e valorização das zonas húmidas, porque elas são vistas como zonas de descarte de resíduos, de vendas de terrenos, etc.
A importância da conservação dessas zonas húmidas para as aves se alimentarem e descansar, também foi realçada por ela, durante a conversa.
Segundo a coordenadora da Otchiva , o lançamento do livro em Angola está programado para o próximo mês, no Lobito, conhecida como a Cidade dos Flamingos, e a seguir em Luanda, capital do país.
Em 2020, Fernanda René, também engenheira petrolífera, viu o seu trabalho reconhecido pela Organização das Nações Unidas, ao ser nomeada para o Prémio "Jovens Campeões da Terra", do qual foi finalista. TC/CRB