Caconda – A fazenda "Alto Tombola" distribuiu, esta semana, oito mil plantas fruteiras, híbridas e ornamentais a sete escolas do município de Caconda, província da Huíla, com a finalidade de arborizar a vila, produzindo frutas.
Do grosso de plantas, pelo menos, mais de seis mil são de frutas, cujo destaque recai para goiabeiras, limoeiros e abacateiros, numa acção enquadrada no quadro da responsabilidade social da empresa.
Foram contempladas as escolas “Joaquim Tyova”, “22 de Novembro”, “António Isaías”, as Nº 09, 433 e 38, bem como o Liceu 1.152, tendo recebido, cada uma, de 700 a mil plantas, em função da dimensão da instituição.
As restantes plantas são ornamentais, desde palmeiras, acácias, roseiras, cedros, tomareiras, entre outras entregues às referidas escolas e à Administração Municipal.
Ao falar do assunto à ANGOP hoje, sexta-feira, nesta cidade, o responsável da fazenda "Alto Tombola", Carlos Gouveia, afirmou que têm muitas plantas em stock, daí que surgiu a ideia de oferecer às escolas e aos alunos, para que levem às suas casas e aprendam desde cedo os benefícios ambientais e alimentares.
A fazenda está a dar aos alunos, através da escola, que distribui para os menores e plantam alguma margem na instituição escolar, principalmente para aquelas que estejam a investir num pomar no recinto escolar, frisou.
Por sua vez, a directora municipal da Educação de Caconda, Maria Chimbamba, que plantou a primeira goiabeira na escola “Joaquim Tyova”, agradeceu o gesto da empresa, uma iniciativa que vai mudar a imagem ecológica das instituições de ensino no município e ajudar os alunos a cuidarem, de perto, uma planta.
Referiu que agora os professores vão dar uma formação ligeira da função e de como cuidar da planta aos alunos para que num curto espaço de tempo tenham os melhores resultados.
A Alto Tombola, localizada a quatro quilómetros da sede municipal, cujo projecto iniciou a ser implementado em 2019, possui pelo menos 200 hectares de exploração, infra-estruturados com um sistema de rega gota à gota.
A fazenda produz tomate, pimento, pepino, feijão, cebola, cenoura e variadas plantas frutíferas e ornamentais.
O município de Caconda, com quatro mil 715 quilómetros quadrados, dista 230 quilómetros a Norte do Lubango e tem uma população estimada em 227 mil 362 habitantes. EM/MS