Viana – Um centro de soluções na área da sustentabilidade e valorização de resíduos sólidos está a ser criado no distrito urbano do Benfica, em Luanda, pela Associação de Jovens Catadores de Matérias Recicláveis de Angola (AJACOMAc).
O facto foi revelado hoje (quinta-feira) pelo presidente da instituição, Manuel Salvador, durante o encontro com jovens do município de Viana, que visou envolver a juventude nos desafios de desenvolvimento comunitário e fortalecer a intervenção social das organizações juvenis.
Segundo ele, o projecto está avaliado em um milhão de dólares e espera-se que sejam criados 15 mil postos de trabalho, entre catadores de resíduos e técnicos que vão operar a maquinaria que se pretende instalar.
“O projecto deverá estar pronto no final de 2024 e vai trazer sustentabilidade, particularmente para Luanda, uma vez que a longo prazo pode acabar com os aterros sanitários existentes na capital do país”, frisou.
Manuel Salvador acrescentou que pretende-se reutilizar ou reciclar resíduos como vidro, alumínio, papel e plástico, transformando-os em outros produtos como vassouras, bancos, vasos ou obras de arte.
Presente no acto, o director-geral adjunto do Instituto Angolano da Juventude, José Mateus, elogiou a iniciativa, sublinhando que ela se enquadra no espírito de patriotismo e cultura de paz que a juventude deve abraçar em prol do desenvolvimento do país.
De acordo come ele, é preciso apoiar este tipo de iniciativa para que o sentido de patriotismo da juventude seja constantemente sentido nas comunidades onde o Estado tem dificuldade da lá chegar.
A Associação de Jovens Catadores de Matérias Recicláveis de Angola existe há três anos, conta com mil 500 filiados de cooperativas de Luanda e Bengo. FCC/PA