Talatona - Quatro escolas do primeiro e segundo ciclos do distrito urbano do Kilamba, em Luanda, foram apuradas hoje ,sexta-feira, para a fase final do concurso “ Árvore de Natal Ecológica 2022”, um incentivo à sustentabilidade ambiental.
A competição que teve a participação de 20 instituições sedeadas na urbanização do Kilamba, apurou para a fase final as escolas primária do primeiro ciclo Lucrécia Paim ( quarteirão G), Grutas do Nzenzo (s), Nzinga Nkuvu (w) e 11 de Júlio (V).
Categorias como creche, infantário e pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos, ensino médio e superior fizeram parte do leque de concorrentes ao concurso.
Promovido pela administração do distrito urbano do Kilamba, no âmbito da estratégia de educação ambiental definida, o concurso tem como objetivo construir a partir de materiais recicláveis, uma árvore de Natal ecológica.
Sensibilizar a população, através de uma actividade lúdica e de expressão artística, para a importância da redução dos resíduos sólidos urbanos e das vantagens, valorização e reutilização do material.
Em declarações à ANGOP a directora do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), Assana Lima, referiu que a celebração da época natalina é um elemento simbólico caracterizado pela criatividade e originalidade , principalmente dos petizes.
A greve foi apontada como um dos entraves para a conclusão do trabalho , de acordo com alguns responsáveis das escolas inscritas no concurso e não apuradas.
O Júri composto por quatro cidadãos tiveram em conta os parâmetros da criatividade, originalidade, harmonia e estética do conjunto, cores e formas, utilização do material, qualidade técnica e desperdício utilizado.
Esta é a primeira edição do concurso e teve início no dia 5 de Dezembro de 2022, prevê-se anunciar os vencedores no dia 12 de Janeiro de 2023.