Lubango - Os Colégios Pirilampo e o nº 110 “ 27 de Março”, na cidade do Lubango, sagraram-se vencedores do concurso de Educação Ambiental e Reciclagem na Escola, numa realização do gabinete provincial do Ambiente na Huíla.
No concurso que contou a participação de 16 instituições do ensino público e privado, durante cinco meses, ficaran em segundo lugar as escolas Número 12 (pública) e o Colégio Cleusia Alexandra (privada) e na terceira posição a Escola 1º de Dezembro (Pública) e o Colégio 1,2,3 (privado).
O processo de avaliação das escolas obedeceu vários critérios, entre os quais, a criação de ecopontos, as formas de tratamento do lixo, a qualidade de jardins criados, zonas de lazer, funcionamento das hortas pedagógicas e tratamento e reciclagem do lixo, onde foi igualmente avaliada a exposição de informações relacionada ao ambiente, numa pontuação de zero a vinte a cada item.
Em declarações à ANGOP, representante do Colégio “O Pirilampo”, o aluno Hetamany de Oliveira, fez saber que desenvolveram um trabalho de ecopontos com dez cores distintas, onde podem ser depositados resíduos com características próprias, para ajudar na redução do lixo na sua escola.
Detalhou que o sentimento é de "muita alegria" em saber que a sua escola ganhou o concurso e sente que estão a contribuir para protecção do meio ambiente, pois estão a tentar evitar a poluição.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Tânia dos Santos, disse que o objectivo do concurso foi de elevar nos alunos e consequentemente nos munícipes, através da sensibilização, a consciência ambiental e a estratégia usada pela direcção do Ambiente foi a de envolver as escolas neste plano.
“Tencionamos a partir da realização deste concurso, nos próximos anos, trabalhar com essas escolas a servirem de embaixadoras, para troca de experiências com outras localidades do município e da província, no sentido de cada vez mais envolver crianças na preservação do meio ambiente, pois são elas a continuidade do mundo”, elucidou. BP/MS