Cuito – Uma cooperativa de recolhas de resíduos com valor foi lançada hoje, na cidade do Cuito, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se no próximo domingo, dia 31.
Denominada Eco Valor, a cooperativa vai recolher vidros, plásticos, papéis, entre outros, para a sua comercialização numa outra cooperativa denominada Eco Sabão, que os vai reciclar para a produção de vassouras e sabão caseiro.
Este projecto, lançado pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários no Bié, vai gerar emprego a 17 jovens.
Na ocasião, o director provincial do Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Jonatão Cassapi, informou que serão instalados 17 pontos na capital biena, dos 19 previstos, para a colheita destes resíduos em forma selectiva, com vista, igualmente, a diminuir a concentração dos focos de lixo na cidade do Cuito.
Jonatão Cassapi disse ainda que vão contar com a colaboração da Associação Amigo do Ambiente, que vai trabalhar na sensibilização da população, de como depositar os resíduos de forma selectiva.
Por seu turno, o vice-governador para área política, social e económico, António Manuel, encorajou o sector do ambiente no sentido de estender projectos do género a outras municipalidades da província do Bié, de forma a se criar mais postos de trabalho.