Ondjiva – Cinco mil e 500 árvores de várias espécies serão plantadas este ano, na província do Cunene, pelo gabinete local do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários.
A garantia foi apresentada hoje, quarta-feira, à ANGOP, pela directora do referido gabinete, Eufrásia Wakussanga, por ocasião das jornadas comemorativas do 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente.
Explicou que a meta é plantar a quantidade de árvores nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Curoca, Cuvelai, Cahama e Ombadja, com intenção de contribuir na recuperação das zonas verdes.
" Em 2022, por motivos da seca, foram plantadas apenas 600 árvores, mas que no presente ano a prespectiva é aumentar os números porque é uma das prioridades do gabinete provincial", salientou.
A responsável realçou que na fase da seca ocorre a situação da diversificação, as plantas acabam por secar, assim como a destruição de outros habitats.
“Como medidas para inverter o quadro, devemos continuar a pautar pela plantação de árvores, gestão do saneamento básico, educar a população sobre as medidas a tomar para a preservação e conservação ambiental”, afirmou.
Por outro lado, disse que no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Província está prevista a instalação de laboratórios ambientais, que considerou ser um instrumento que irá resolver os problemas ambientais na região.
As actividades alusivas ao Dia Nacional do Ambiente, decorreram até o dia 4 de Fevereiro, com a plantação de árvores, campanhas de limpezas e sensibilização das pessoas para a consciencialização ambiental.
O 31 de Janeiro, o Dia Nacional do Ambiente, tem como objectivo alertar e sensibilizar as forças vivas da sociedade, para a necessidade de protecção do ambiente.
A data resultou da “semana da conservação da natureza”, realizada em 1976, em Luanda, na qual participaram representantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.