Cuito - Nove mil 695 plantas diversas das quinze mil previstas foram já colocadas no solo de Janeiro a Agosto deste ano nos nove municípios da província do Bié, para a conservação do meio ambiente.
A informação foi avançada na cidade do Cuito pela directora do Gabinete do Ambiente, Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários do Bié, Josefina Massoxi.
Segundo a directora, entre as plantas destaca-se o pinheiro, cedro e acácias.
A directora reafirmou a importância da contínua plantação de árvores como uma estratégia primordial para a protecção do meio ambiente e a prevenção de desastres naturais e suas consequências.
Considerou positivo o projecto de cortinas de vento levado a cabo pelo Governo, através das administrações municipais e parceiros sociais, de modo a facilitar cada vez o ressurgimento de polígonos florestais e protecção do ecossistema.
Enfatizou que, além da necessidade de reforçar as cortinas de vento na província, a arborização é um desafio crucial, especialmente devido ao abate indiscriminado e às queimadas nas florestas, que prejudicam a natureza e comprometem a sustentabilidade ambiental para as futuras gerações.
Nesse sentido, o Gabinete está aberto a parcerias com o sector privado e a sociedade civil, uma vez que a transversalidade das questões ambientais exige o envolvimento de todos os parceiros sociais. JEC/PLB