Saurimo – O Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da província da Lunda-Sul lamentou, recentemente, a vandalização de árvores que têm sido plantadas para a preservação do ambiente e da qualidade de vida.
Em declarações à ANGOP, no final de uma campanha de sensibilização levado a cabo nas escolas e comunidades, o chefe de departamento dos Serviços Comunitários, Amede África, disse que no ano de 2023, o gabinete plantou duas mil e 560 árvores de várias espécies, com a intenção de contribuir na recuperação das zonas verdes.
“Notamos a vandalização de muitas plantas. Por isso, pedimos aos munícipes a juntarem-se aos esforços da instituição, visando o equilíbrio do ecossistema”, afirmou.
Para se evitarem acções de vandalização, a fonte adiantou que o gabinete trabalha com as comissões de moradores, que irão responsabilizar-se pelas plantas que forem colocadas nos respectivos quarteirões.
Disse que há necessidade da população reflectir sobre a má gestão florestal, para melhor preservação deste recurso, primordial para a saúde e para o desenvolvimento rural e urbano.
Informou que o gabinete local prevê, este ano, a plantação de cerca de mil árvores de várias espécies na cidade de Saurimo, com destaque para bambus e acácias.
Durante a campanha, foram sensibilizados cidadãos dos bairros Sassamba, Agostinho Neto, 11 de Novembro e Verde. A mesma contou com a participação da Associação Academia Valência Social. QB/JW/ART