Lubango- O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários reprovou, esta segunda-feira, a exploração de inertes na zona turística da Tundavala.
Em declarações à ANGOP, a directora do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários da Huíla, Tânia dos Santos, disse que efectuaram duas visitas no local, domingo e esta segunda-feira, e constataram uma tentativa de exploração.
A responsável reagia à um vídeo publicado nas redes sociais que reporta uma suposta exploração de formações rochosas à entrada da fenda da Tundavala, colocadas aos montes para possível recolha e transporte.
Disse ser uma situação isolada, de alguns indivíduos que recolheram alguns inertes naturalmente separados, mas com alguma apetência para partir as rochas e explorar, antes da fenda da Tundavala.
“Encontramos três montes de inertes.Essa actividade não está autorizada, é uma zona turística e não compadece com nenhum tipo de exploração”, continuou.
Realçou que será instaurado um processo para identificar os promotores da acção e responsabiliza-lo junto da Polícia Nacional e Serviço Investigação Criminal.
Tânia dos Santos indicou que será, também, realizada uma campanha de sensibilização para desencorajar tais práticas, pois há necessidade de salvaguardar o ecossistema local, constituído, maioritariamente, por aves, anfíbios e répteis e ainda uma flora em risco caso aconteça a exploração, para além de descaracterizar a zona.
Conforme Tânia dos Santos, para além das autoridades policiais, a equipa de trabalho é constituída ainda pela administração do Lubango, do bairro da Mapunda, os gabinetes provinciais do Ambiente, para o Desenvolvimento Económico Integrado, do Turismo, entre outros.
A zona turística da Tundavala situa-se a 20 quilómetros a oeste do Lubango, possui uma fenda que é uma “janela” natural do planalto da cidade, a partir da qual se visualiza o município da Bibala/Namibe.
A Fenda da Tundavala, classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Angola em 2014, é um abismo de perto de mil e 200 metros, a jusante da Serra da Leba.