Luanda - O governo provincial de Luanda, em parceria com as administrações municipais do Cazenga e de Viana, estiveram, este sábado, engajados numa “Mega Campanha” de remoção do aglomerado de resíduos sólidos ao longo da linha férrea.
A actividade encabeçada pelo vice-governador para área técnica, Cristino Mário Ndeitunga, foi realizada numa extensão de 36 quilómetros entre as estações do Bungo até ao distrito urbano da Baia, com o objectivo de se evitar o perigo das doenças, bem como o descarrilamento dos comboios.
A directora provincial do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários do GPL, Vânia Vaz, lamentou o facto de a população insistir na deposição dos resíduos sólidos no caminho-de-ferro, sem ter em conta o perigo que representa, não só para a saúde pública, mas também o descarrilamento dos comboios.
Indicou, na ocasião, que o trabalho de recolha de lixo deve ser feito por todos os cidadãos, governo, administrações e comissões de moradores.
Falando para os jornalistas, o vice-governador de Luanda para a área técnica, Cristino Mário Ndeitunga, reconheceu o perio que o lixo constitui na vida humana, razão pela qual apontou a necessidade do esforço de todos os cidadãos para se ter um ambiente salutar.
Nesta primeira ''mega campanha'' foram removidas várias toneladas de lixo ao longo da via, numa extensão de 36 quilómetros, que cobriam na totalidade de uma das linhas férreas das duas existentes.
‘’O governo e as administrações pensaram em realizar a campanha, um acto que será contínuo, a contar já com abertura, nos próximos tempos, do novo aeroporto de Luanda’’, esclareceu o vice-governador.
Apesar desta sensibilização, disse, a população tem insistido em deitar o lixo na linha férrea o que muitas vezes tem limitado a circulação dos comboios.
Garantiu, entretanto, que mais contentores para o depósito de lixo serão colocados nos pontos indicados, com a colaboração das empresas de remoção.
Enquanto isso, o director municipal do Ambiente de Viana, Esmeraldino Paulo, disse que continua na forja da administração local a sensibilização dos munícipes para se impedir a deposição do lixo na via-férrea, bem como a colocação dos contentores para se inverter o quadro.
Precisou, contudo, que as operadoras continuam empenhadas nos trabalhos de recolha assim como o recurso de mobilização da população.
Estiveram envolvidos na “Mega Campanha”, o vice-governador para a Área Técnica, Cristino Mário Ndeitunga, o administrador municipal de Viana e os responsáveis dos distritos da Estalagem e da Baia.