Huambo -O director do saneamento do município do Huambo, Leonardo Pompeu, defendeu, esta terça-feira, o envolvimento da população no processo de arborização da cidade, através da plantação de árvores e protecção do ambiente.
Leonardo Pompeu que falava à ANGOP, sobre “O programa de arborização desta municipalidade”, considerou que cada cidadão deve ser parte da melhoria da imagem da cidade do Huambo, que passa pela plantação, de forma individual, de uma árvore, cuidados com as plantas e com o saneamento básico.
O responsável lamentou a fraca cultura dos citadinos do Huambo na protecção das árvores, principalmente, as plantadas pela Administração local, assim como com os demais meios que envolvem a imagem da cidade.
“Nesta altura, a arborização da cidade é das melhores, pois, para além de plantar as árvores e demais, é necessário a manutenção das mesmas, uma tarefa que tem sido difícil, devido a falta de colaboração dos moradores que muitas das vezes partem, arrancam e não ajuda a regar, infelizmente, apesar de estarem em frente as residências”, lamentou.
Por isso, o director do saneamento do município do Huambo disse estarem engajados, este ano, na implementação do sistema de rega automático dos jardins, sendo que, nesta altura, decorre o processo de levantamento dos já existentes, estado dos mesmos e a criação de novos.
A plantação de mais de cinco mil árvores de espécies como acácias rubras e mimosas, casuarinas e eucaliptos, sobretudo, na parte Baixa da cidade e no bairro Académico, constam das prioridades da Administração do Município do Huambo, na presente época chuvosa. MLV/ALH