Saurimo - Vinte mil cabeças de gado bovino serão vacinados, a nível da província da Lunda Sul, contra peripneumonia contagiosa, dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomático, durante a campanha de vacinação animal 2023, aberta esta terça-feira, em Saurimo.
Com duração de 45 dias, na campanha serão igualmente vacinados contra raiva dois mil animais de estimação ( cão, gato e macaco).
A informação foi hoje, quarta-feira, avançada à ANGOP, pelo chefe de departamento dos serviços veterinários do Gabinete Provincial da Agricultura, António Txiteca, tendo acrescentado que para a referida campanha estão disponíveis 15 mil 850 doses de vacina para gado bovino e sete mil anti-rábicas para os animais de estimação.
Apontou a falta de transporte como sendo um dos grandes problemas para o sucesso efectivo da cobertura vacinal a nível da província nesta campanha.
“Por falta deste transporte, estamos há cinco anos sem fazer campanhas massivas, atingindo todas as aldeias que compõem a província da Lunda sul”, lamentou.
António Txiteca fez saber que na presente campanha, caso as administrações não apoiarem com meios de transportes, a vacinação terá apenas lugar nas sedes municipais.Mg/JW/AC