Luanda - A direcção municipal da agricultura e pesca de Icolo e Bengo, em Luanda, começou a distribuir no princípio de Maio, fertilizantes aos camponeses para a preparação dos campos para o fomento da horticultura no período de Abril a Agosto, o fim da estação fria.
Com a distribuição de cerca de 140 sacos de fertilizantes, segundo o director municipal da agricultura e pesca João Domingos, o sector prevê produzir sete mil e 740 toneladas de produtos diversos, cultivado em sete mil 95 hectares de terra aráveis.
O responsável deu a conhecer que dos produtos a cultivar, constam beringela, tomate, cebola, repolho, quiabo, gindungo, alho, couve e pimento.
Mas presumiu que esta produção poderá ficar comprometida, devido as fortes chuvas que caíram no mês de Março, Abril e princípio de Maio deste ano, que destruiu parte dos viveiros onde se prepararam as sementes para a plantação.
Entretanto, acrescentou que para além deste constrangimento, os cinco mil membros das 40 cooperativas do município tiveram que fazer a replantação dos viveiros e este processo poderá atrasar a produção e, consequentemente, a respectiva colheita das hortícolas.
O agrónomo revelou que para além deste constrangimento provocado pelas chuvas, os camponeses no Icolo e Bengo, repetidamente, tem problemas de escoamento dos produtos devido a falta de condições das estradas terciárias e secundárias que ligam as cooperativas e as associações nos campos de produção.