Sumbe – Um projecto agropecuário iniciou este mês, na comuna do Cassanje, município do Ebo (Cuanza Sul), a desmatação de três mil hectares de terras aráveis, para a produção de abacate, café e criação de gado bovino.
Em declarações hoje à Angop, o proprietário Carlos Cunha referiu que o projecto será gerido pela Fazenda Famangoma e vai empregar 500 indivíduos.
“Queremos assegurar a implementação do projecto agropecuário bem como tornar a produção do café, abacate e a criação do gado bovino sustentável”, ressaltou.
O empresário assegurou a existência de viveiros de café e abacate, sem avançar a quantidade existente.
Neste momento, 100 trabalhadores, entre nacionais e expatriados, encontram-se a desmatar áreas para a produção e pastagem do gado.
O município do Ebo tem grandes potencialidades na produção agrícola e neste sentido o grupo Valoeste, iniciou em Maio último, a reabilitação de 30 quilómetros de estrada terciária, que visa o escoamento dos produtos do campo para a cidade.
O referido troço é intervencionado 45 anos depois e emprega 20 jovens.
A reabilitação inclui trabalhos de limpeza e desmatação, tratamento do sub-leito, da base de circulação, construção de 16 pontecos artesanais, com recurso a troncos de eucaliptos, e de valas de drenagem, assim como tratamento das passagens hidráulicas.