Cachiungo – Duas mil e 120 toneladas de batata rena poderão ser colhidas, este ano, no projecto agro-pecuário “David Trading”, na província do Huambo, com a implementação do sistema de irrigação “gota a gota”, soube a ANGOP.
O projecto, com 55 hectares de terras agricultáveis, está a ser desenvolvido nas fazendas Catumbo II e III, no município do Cachiungo.
Segundo o proprietário do projecto, Domingos David, em declarações hoje, segunda-feira, à imprensa, apesar da seca que destruiu parte das culturas de milho e feijão na primeira época, perspectiva-se uma boa safra de batata rena, com a implementação do sistema de rega por gravidade, denominado “gota a gota”, com foco na economia da água.
Disse tratar-se de um sistema de rega programado, fazendo com que a água e o fertilizante cheguem exactamente quando e onde são necessários, produzindo colheitas mais abundantes e de melhor qualidade.
Domingos David referiu ser um sistema ideal para os solos pesados, com taxas de infiltração baixas, pois a água pode ser aplicada em fluxo suficientemente baixo para que o solo a absorva, reduzindo ou eliminando o escorrimento superficial.
Acrescentou que os solos arenosos, sem capacidade de armazenar a água, necessitam de uma rega menos intensa e mais frequente.
O responsável informou ainda que o projecto prevê, igualmente, colher 179 toneladas de feijão manteiga na segunda época da campanha agrícola 2020/2021, numa área cultivada de 170 hectares, apesar de ter registado uma perda de 354 milhões de Kwanzas, em consequência da estiagem.
Não obstante a situação, Domingos David informou que, nesta altura, estão a ser preparados 100 hectares de terra para o cultivo do milho híbrido nas zonas baixas, para suprir a carência de semente deste cereal que ficou afectado pela seca.
Domingos David realçou a necessidade do melhoramento das vias de acesso, cuja degradação desencoraja a frequência de automobilistas contratados para o escoamento da produção local, onde predomina o cultivo de feijão, milho, hortícolas e frutas.