Ondjiva - Dezassete lavras de cultura de massango, massambala e milho foram destruidas pela praga de gafanhotos, na localidade de Ohongo, municipio do Namacunde, que província do Cunene.
Os gafanhotos assolam, desde sexta-feira, a província do Cunene, sendo as localidades de Oifidi e Oipembe, nos municípios de Namacunde e Ondjiva, respectivamente, as mais afectadas.
Em declarações à Angop, o director do Gabinete da Agricultura no Cunene, disse tratar-se apenas de dados preliminares do município de Namacunde.
Explicou que decorrem trabalhos, em colaboração com as autoridades tradicionais, para se apurarem o número real de lavras destruídas, bem como a quantidade da produção.
Pedro Tiberio encorajou a população a usar ramos para afastar os insectos dos campos de cultivo, enquanto se aguardam pela resposta do Ministério da Agricultura, que já foi notificado.
Lembrou que a utilização de meios aéreos para pulverizar as lavras deverá ser a medida mais eficaz.
O administrador do município do Cuanhama, Eugénio Ndamonapossi, disse que estão a trabalhar com dificuldades para contar as lavras afectadas, devido as enchentes de água nas chanas.
"Mesmo assim, os sobas foram mobilizados, via telefone, a registarem os danos causados nas lavras, para nos apresentarem e falarmos com propriedade", afirmou.
O surgimento da praga na província, que já enfrentou um período de seca, poderá comprometer a esperança das poucas colheitas das famílias camponesas,
Trata-se de um tipo de praga que já se registou, este ano, na província do Cuando Cubango e em algumas províncias da vizinha Namíbia.