Caála – Uma praga de gafanhotos destruiu, nos últimos dias, perto de 19 hectares de culturas de milho e feijão de famílias camponesas, no município da Caála, província do Huambo, soube a ANGOP, esta quarta-feira.
Trata-se da produção agrícola das aldeias de Catenguenha e Dongua, ambas na periferia da cidade da Caála, numa altura em que as autoridades agrícolas da região estão a mobilizar meios para o combate ao fenómeno.
O director da Agricultura do município da Caála, Avelino Calupeteca, informou que as culturas afectadas pertencem a várias famílias camponesas, que se encontram em desespero, enquanto a instituição e o Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA) trabalham na recuperação de uma boa parte da produção.
Referiu que, apesar desses esforços para impedir os contornos da praça, os camponeses correm, infelizmente, o risco de perder toda a produção.
Disse tratar-se da primeira que vez que uma praga de gafanhotos afecta as culturas locais.
Avelino Calupeteca, que receia que o movimento dos insectos atinja, também, outras lavras, aconselhou os camponeses no sentido de, em casos de praga, optarem sempre pela intervenção imediata, para evitar a propagação da mesma e estragos maiores.
A municipalidade, com uma população de 379 mil 102 habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede, conta com 131 cooperativas agrícolas e 150 associações, constituídas por 66 mil 205 camponeses que, anualmente, produzem, numa área acima dos 70 mil hectares de terras aráveis, milho, feijão, hortícolas e tubérculos. MLV/ALH