Cunene - A produção de tomate nas margens do rio Cunene, no município de Ombadja, está comprometida devido a uma praga denominada “Vira cabeça do tomate”.
A informação foi confirmada hoje, sexta-feira, pelo director do gabinete provincial da Agricultura, Pedro Tibério, após constatar no terreno a situação.
Disse que, apesar da praga afectar com maior incidência o município do Ombadja, ela estende-se a toda província, sobretudo, incluindo as hortas da cintura verde nos arredores da cidade de Ondjiva.
O responsável descartou qualquer possibilidade de combate à praga para salvar a produção, pois só seria possível na fase embrionária.
Por isso, Pedro Tibério apelou aos agricultores a cultivarem o hábito de informar atempadamente as autoridades quando se deparam com situações do género, com vista uma assistência técnica pontual e eficaz.
Este ano a província do Cunene já havia sido assolada pelas pragas dos gafanhotos, que destruiu mais de 859 campos agrícolas, bem como pela da mosca branca que afectou as mangueiras da cidade de Ondjiva.