Dundo - Uma praga denominada "Mosaico comum" , que provoca a podridão das raízes da mandioca , está afectar 25 famílias camponesas do município de Caungula, província da Lunda Norte.
A informação foi prestada esta quinta-feira, no Dundo, pelo chefe do departamento de vigilância epidemiológica e vegetal do Gabinete Provincial da Agricultura, Lino Coji, sublinhando que a praga já afectou cerca de dois hectares do total da área cultivada.
Disse que a praga já dura há quase dois anos, acrescentando que a propósito, o ministério da Agricultura já fez deslocar alguns especialistas à província para se encontrar soluções.
Fez saber que este fenómeno começou a registar-se desde a altura em que os camponeses optaram em adquirir estacas de mandioca provenientes da República Democrático do Congo (RDC).
Para inverter o quadro, anunciou que o gabinete local está a projectar a criação de um campo de multiplicação de estacas e/ou sementes do tubérculo.
Segundo o responsável, serão adquiridas sementes/estacas melhoradas na província de Malanje para serem multiplicadas no referido campo.
Campanha agrícola 2023/24
O gabinete da Agricultura prevê uma produção de 2 milhões, 426 mil e 45 toneladas de produtos diversos no ano agrícola 2023/24, contra os 2 milhões , 200 mil e 384 da época 2022/23.
Pra o alcance desta meta , estão a ser preparados 287 mil e 874 hectares de terras, dos quais mil e 500 mecanizados, para 224 mil e 343 famílias camponesas, 500 pequenos produtores, que produzirão hortícolas , tubérculos , cereais , frutas, entre outras culturas.
Na campanha agrícola passada foram preparados 272 mil e 765 hectares de terra para 171 mil e 898 famílias camponesas.HD