Moçâmedes - Cento e cinquenta e sete mil toneladas de produtos diversos foram produzidos no primeiro trimestre do ano em curso, na província do Namibe, isto nas várias zonas de produção agrícola, contra 29 mil do igual período anterior.
De entre os produtos colhidos estão, sobretudo, hortaliças, cereais e tubérculos que tem servido de sustento de milhares de famílias e uma parte para a comercialização.
O director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pecuária, Zonza Puissa, em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP disse que esse resultado é fruto da implementação dos programas de apoio aos produtores desenvolvidos pelo Governo.
Neste período, conforme o entrevistado, foram produzidas 16 mil 330 toneladas de cereais, 404 de leguminosas, 17 mil e 020 de tubérculos, 105 mil 493,2 de hortícolas e 18.014 de frutas.
O responsável fez saber que para garantir o aumento de produção foram preparados 37.883 hectares, destes 27 mil 156 receberam sementes.
Ainda no período em referência, disse a fonte, no capítulo da pecuária, os matadouros da província produziram 14 toneladas de carne e os aviários abasteceram o mercado com 428 mil 804 ovos.
As autoridades da província, segundo Zonza Puissa, vão continuar a desenvolver acções que incentivem o camponês a produzir para além das necessidades imediatas de sustento da sua família, dando lugar a produção comercial.
Para garantir o abastecimento de produtos com qualidade, o Governo Provincial está a potenciar com meios os jovens que se dedicam no escoamento da produção do campo para cidade, a executar um programa de construção e reabilitação das vias de acesso aos grandes centros de produção de alimentos e aumentou a capacidade de abastecimento de água aos agricultores. FA/MS