Moçâmedes - Cinquenta e 8 mil hectares de terra foram preparados para o cultivo de diversos produtos agrícolas que serão produzidos na campanha agrícola 2023/2024, que arrancou hoje na comuna do caitou, municipio da Bibala, província do Namibe.
No acto de abertura da referida campanha, o director do Gabinete Provincial da Agricultura no Namibe, zonza Puissa, disse que neste processo produtivo estão envolvidas 48 mil 125 famílias camponesas e 131 cooperativas agricolas e 71 associações de produtores, semi-empresarios na agricultura mecanizada.
Para o êxito desta campanha, o responsável disse que foram distribuídos diversos in puts agrícolas, como charruas de atração animal, motobombas, enxadas,fertilizantes, sementes de milho, feijao, batata rena, cebola,tomate, cenoura,repolho, entre outros.
Reconheceu que a província do Namibe oferece condições propícias para a produção diversificada de produtos do campo, com maior destaque para as hortícolas, tomate e cebola em todo o ano.
"Temos como um dos grandes objectivos nesta campanha agrícola, num curto prazo, a produção de um milhao de toneladas de produtos diversos, pois possuimos terras férteis e o que precisamos sao mais insumos agricolas", disse.
Na ocasião, o governador do Namibe, Archer Mangueira, sublinhou a necessidade de aquisição de mais tractores, motobombas, abertura de mais lojas de venda de insumos agrícolas e aquisição de carrinhas para o escoamento dos produtos do campo para os mercados.
De salientar que na campanha agricola anterior foram produzidas mais de oitocentas toneladas de produtos diversos, com destaque as hortícolas.
A campanha decorrerá sob o lema " Agropecuária garante a segurança alimentar e nutricional a nível do pais ". FH/FA/AC