Porto Amboim – Pelo menos 30 mulheres associadas em cooperativa de produção agrícola na comunidade da Hogiua, cerca de 75 quilómetros a norte da cidade do Porto Amboim, província do Cuanza Sul, receberam este sábado sementes de milho e semeadoras manuais.
A entrega dos meios coube à administradora municipal do Porto Amboim, Maria Sumano, e enquadra-se no combate à pobreza, potenciando a mulher com a capacidade de produção agrícola e a inclusão em associações e cooperativas agrícolas.
“ O nosso foco é empoderar a mulher rural, assim realizamos um fórum com a participação de 97 mulheres, onde foram capacitadas sobre o impacto da violência doméstica no desenvolvimento socioeconómico”, disse a administradora municipal ao encerrar a Jornada da Mulher Rural.
O mesmo fórum tratou igualmente do cooperativismo e associativismo feminino, a criação e formalização do cooperativismo, ambiente e a recolha de resíduos sólidos para obtenção de rendimentos.
A Jornada da Mulher Rural, que decorreu desde a primeira semana do mês em curso, formou 22 mulheres sobre criação e formalização de cooperativismo.
No sector pesqueiro, o Centro de Transformação de Pescado conta com 25 mulheres associadas em cooperativas e sector agrícola e mais de mil mulheres camponesas que trabalham, nesta época agrícola, 2.550 hectares de terras aráveis.