Lobito - As máquinas motocultivadoras estão a ser cada vez mais procuradas pelos agricultores devido aos seus resultados no terreno, no âmbito da mecanização da agricultura familiar, soube a ANGOP.
As referidas máquinas estiveram expostas na décima terceira edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), através da empresa Royal Empire.
Segundo a representante daquela empresa, Edna Monteiro, o número de solicitações tem sido significativo nos ultimos tempos, principalmente devido à redução de tempo durante a preparação dos terrenos para o cultivo.
"Neste momento, já temos quatrocentas máquinas no mercado, não tanto comparado a outros países, talvez por desconhecimento e receio ainda por parte de alguns agricultores, daí a sua exposição na feira", considerou.
Disse que empresa tem vendido o equipamento a agricultores com os quais já têm alguma relação comercial ou através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
"Temos a maior de quinze cavalos que custa seis milhões e oitocentos mil kwanzas, a de doze cavalos, a mais vendida tanto para o Ministério da Agricultura como para outros parceiros, no valor de seis milhões e oitenta Kz, e a mais pequena de oito cavalos, que está no valor de dois milhões e quinhentos Kz", informou.
A comerciante explicou ainda que os técnicos da empresa fizeram viagens pelo país e aperceberam-se das necessidades que existem em relação aos diferentes terrenos agricolas.
Dai que a Royal Empire decidiu vender os meios acompanhados dos kits correspondentes, passando a ser uma obrigação contratual.
Estes são compostos por charruas, rodas metálicas, carroças de uma tonelada e meia e um sulcador.
"A garantia para a sua manutenção é de uma ano. Todos os clientes têm direito a assistência técnica", informou.
A montagem desses equipamentos, segundo ela, é feita no país, por jovens técnicos angolanos, excepto a caixa e o motor que já vêm montados.
Além das motocultivadoras, a Royal Empire dispõe também de tractores e micro-tractores para ajudar a alavancar a produção agrícola.
Afirmou ser a terceira vez consecutiva que participa na Feira Agro-pecuária de Benguela e sempre com resultados satisfatórios para a empresa.TC/CRB