Caála – A produção do trigo na comuna da Calenga, município da Caála, província do Huambo, foi incentivada, esta sexta-feira, pelo ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, com início do cultivo de 30 hectares de terras.
A acção, enquadrada no âmbito do fomento da produção deste cereal, conta com o envolvimento de 600 famílias agrícolas, filiadas em duas cooperativas locais.
Durante o acto, que serviu para o relançamento do cultivo do trigo, o ministro António Francisco de Assis esteve acompanhado pela representante da Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Angola, Gherda Barreto, e a embaixadora da India, Pratibha Parker.
Na ocasião, o ministro da Agricultura e Florestas disse que a produção do trigo em grande escala na Calenga vai melhorar as condições de vida das famílias locais para o auto-sustento.
Pediu esforço e a unidade no trabalho da produção do trigo, para que as famílias deixem de sair do Huambo para compra de trigo e farinha.
Fez saber que, atendendo as terras férteis desta região do país, algumas fábricas de processamento de trigo e outras províncias vizinhas do Huambo, como Benguela, Bié e Cuanza Sul, poderão deslocar-se à Caála para a compra deste cereal, em caso de produção em grande escala.
Por seu turno, o representante das famílias beneficiárias, Domingos Capita, disse que os agricultores locais irão se dedicar ao cultivo do trigo para a comercialização, na perspectiva da auto-sustentabilidade das cooperativas locais.
Informou que o trigo a ser produzido pelas cooperativas da localidade será comercializado numa fábrica de processamento deste cereal na Caála, que mostrou total disponibilidade em absorver toda a produção dos camponeses locais.
No local, o ministro António Francisco de Assis distribuiu quatro mil 100 pintos às famílias de cinco aldeias da comuna da Calenga, depois de beneficiarem de uma formação de três dias sobre os cuidados a ter com as aves, bem como três motos cultivadoras para a preparação da terra com facilidade.
Visita à fábrica de processamento do trigo
Seguidamente, onministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, visitou a fábrica IALTURC na Caála, vocacionada ao processamento e a transformação de trigo, com destaque para a produção de farinha e massa alimentar.
Na ocasião, o governante disse ter ficado com boa impressão da fábrica de processamento de trigo, por esta estar a facilitar o escoamento dos cereais cultivado a nível local, para além desta acção gerar rendimento aos camponeses.
Por seu turno, o director da fábrica IALTURC, Felisberto Capamba, informou que a unidade está vocacionada ao processamento da farinha, da massa alimentar e bolachas, com o trigo cultivado nas famílias agrícolas da província do Huambo, com capacidade para 120 toneladas/ dia.
Durante a sua jornada de trabalho, o ministro António Francisco de Assis visitou, igualmente, as escolas de campo da comuna do Alto Hama, no município do Londuimbali, onde entregou insumos e imputs agrícolas, para o fomento da produção local, incluindoa do arroz.
Agenda de trabalho ao Huambo, iniciada quinta-feira, com o relançamento da cultura do massango e da massambala, prevê para sábado, deslocação as obras do centro de Bioveterinária e Produção de Vacinas e avaliação do trabalho desenvolvido pela cooperativa da Fazenda Esperança e o projecto de Avicultura, na Missão do Dondi. ZZN