Cuito - Seiscentas e duas toneladas de sementes de produtos diversos foram adquiridas nesta terça-feira no município do Chinguar, província do Bié, pelo Ministério da Agricultura e Pescas, para apoiar os pequenos produtores locais.
Trata-se de 150 toneladas de sementes de trigo, 200 de feijão, 225 de milho e 27 de soja, adquiridas na Fazenda Vinevala, numa cerimónia orientada pelo titular da pasta, António Francisco de Assis, no quadro da sua visita de três dias nesta parcela do país.
O governante, que não avançou os valores gastos, disse que a acção visa, fundamentalmente, ajudar os pequenos produtores com a aquisição de sementes e remeter à disposição do governo da província, para que sejam distribuídas equitativamente por áreas.
A medida consubstancia-se em garantir maior oferta de produtos diversos a nível do país, porquanto, a iniciativa serve para todas as províncias do território nacional.
No município do Chinguar, estão preparados mil e 20 hectares de terra para o cultivo do trigo, de acordo com o seu administrador, Afonso Belo Sanguvila.
O governador do Bié, Pereira Alfredo, disse, na ocasião, que o governo local está trabalhar no sentido de priorizar a distribuição das sementes por áreas, de acordo com as potencialidades.
Ministro visita cooperativa de jovens
A cooperativa de jovens residentes no município do Chinguar, denominada “Primeira meta jovens ”, criada por 33 membros, está vocacionada na produção de cebola, tomate, milho, batata-doce e rena, repolho, beringela e tabaco.
A instituição foi visitada pelo ministro António Francisco de Assis, que incentivou, na ocasião, a franja a aumentar a produção, com a entrega de adubos, enxadas, ancinhos, moto-cultivadora e sementes diversas.
Em declarações à Angop, o secretário-geral da cooperativa, Gervásio Tito Sangueve, avançou que estão preparados 12 hectares dos 100 que o grupo dispõe.
A cooperativa foi legalizada em Abril deste ano. Carece de pelo menos um financiamento de sete milhões de Kwanzas para a compra de inputs, material de irrigação e outros meios de trabalho.