Saurimo – Os avicultores dos quatro municípios que compõem a província da Lunda Sul vão beneficiar de sete mil pintos (aves), para estimular o programa de fomento da produção avícola local e assegurar a disponibilidade de ovos no mercado.
Segundo o governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, a fase de entrega das respectivas aves, que teve início nesta semana, será concluída dentro dos próximos dias.
Referiu que essa iniciativa é do Ministério da Agricultura e Florestas, que visa potenciar os pequenos e médios produtores e equilibrar o preço do ovo.
Daniel Neto considerou ser uma estratégia que também vai ajudar a fomentar o auto-emprego, sobretudo na camada juvenil, já que os beneficiários terão o compromisso de reproduzir as quantidades que receberem, no espaço de seis meses e, com isso, repassar alguns pintos a cada aspirante ao desenvolvimento da avicultura.
Mensalmente, a província da Lunda Sul regista uma produção de dez mil ovos por parte dos pequenos e médios produtores. QB/JW/QCB