Menongue - Cem jovens agricultores do Cuando Cubango foram seleccionados, nesta quinta-feira, na cidade de Menongue, para beneficiarem do "Crédito Jovem Agricultor”, devendo cada um receber um valor de três milhões de kwanzas cada, soube a ANGOP.
O valor de 300 milhões de kwanzas vai ser desembolsado pelo Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA), através do protocolo que esta instituição celebrou com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), visando o fomento da actividade agrícola.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo secretário do conselho provincial da juventude no Cuando Cubango, Miguel Tchissingui Américo, tendo esclarecido que os beneficiários são jovens agricultores agrupados em cooperativas e que pela primeira vez apostam nesta actividade agrária.
Explicou que o Programa enquadra-se nas estratégias do Executivo para a auto-afirmação da juventude e participação activa nas acções de fomento ao empreendedorismo nos ramos do agro-negócio, inserido no quadro da aposta e garantia da auto-suficiência alimentar e redução das importações.
O responsável disse que, depois de assinarem os seus respectivos contratos, os cem jovens candidatos ao fomento da agricultura terão nas suas contas os valores, no âmbito do lançamento do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
Informou que os jovens agricultores foram devidamente identificados para que possam participar deste projecto, sendo que o financiamento não está direccionado para os que já produzem, mas aqueles que estão a iniciar na actividade agrícola, onde serão agregados mais jovens.