Dundo -O secretário do Presidente da República para o sector produtivo, Isaac dos Anjos, disse sexta-feira que os estudos de solos para o desenvolvimento da agricultura na Lunda-Norte é “muito” limitado, por falta de técnicos para o manuseamento do laboratório construído no município de Capenda Camulemba.
Trata-se da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), inaugurada em 2013 e que nunca foi utilizada por falta de técnicos para análise de solos e formar agricultores.
Além de dois laboratórios, um móvel e outro fixo, devidamente equipados, a EDA contempla ainda duas residências para os técnicos que vão assegurar o seu funcionamento, salas de conferência, escritórios, biblioteca e um armazém frigorífico para a conservação de produtos agrícolas, principalmente hortícolas, com capacidade para 24 mil toneladas.
A Estação dispõe igualmente de uma área de 30 hectares, destinada às aulas práticas para os produtores.
Em declarações à imprensa, no final da visita de trabalho de quatro dias à província da Lunda-Norte, considerou uma infra-estrutura de crucial importância em termos de investigação agronómica, com vista ao fomento e modernização da agricultura na região leste, por ser a única naquele corredor do país.
Disse ser necessário admitir-se pessoal para os serviços de extensão rural e fazer funcionar o centro para treinar camponeses com regularidade e levar os agricultores a superar as suas dificuldades técnicas.
Segundo o técnico, a análise de solos é um dos aspectos limitantes na Lunda-Norte e que tem condicionado o desenvolvimento da agricultura, daí a necessidade de se colocar a funcionar a EDA de Capenda Camulemba.
“Precisamos de conhecimento científico e capacidade de intervenção, e isso só se consegue com infra-estruturas como a EDA e pessoal treinado, por isso apelamos ao governo local a encontrar soluções para que aquele centro sirva de facto a agricultura”, frisou.
Durante a sua estadia na Lunda-Norte, Isaac dos Anjos visitou os municípios do Cuilo,Caungula,Capenda-Camulemba, Lucapa e Cambulo, para se inteirar do potencial agropecuário das circunscrições. HD