Luau – O Instituto Técnico Agrário do Luau (ITA) foi equipado com três novos laboratórios de Física, Química e Biologia, adquiridos pelo Ministério da Educação (MED), no âmbito do programa de distribuição de equipamentos às escolas do II ciclo do ensino secundário do país.
As aulas no Instituto, localizado a 18 quilómetros da sede da vila do Luau, iniciaram em Janeiro do corrente ano, tendo encerrado quatro meses depois, por falta de condições técnicas.
Na altura, as aulas iniciaram com 111 alunos, que frequentavam as especialidades de produção animal (62 alunos), produção vegetal (25) e recursos florestais (24).
Em declarações hoje à ANGOP, o chefe de departamento do Ensino Geral, afecto ao gabinete provincial do Moxico da Educação, Hermenegildo Simão, disse que a província beneficiou de seis laboratórios, sendo que os outros três foram montados na escola do Magistério Primário “4 de Abril”.
Quanto a reabertura do Instituto disse não existir ainda uma data para o efeito, uma vez que carece de melhoria de aspectos técnicos, que não revelou.
Recentemente, em visita de trabalho à província do Moxico, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, anunciou que a instituição receberia o primeiro grupo de formandos no passado mês de Setembro.
Pacheco Francisco destacou, na altura, a importância do primeiro instituto agrário na região leste do país, prometendo advogar junto das instituições afins para se ultrapassar o actual impasse.
Construído no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), o ITAL tem capacidade para mais de mil estudantes, em três turnos, 200 dos quais em regime de internato.
O estabelecimento escolar, que começou a ser construído em 2012, comporta 16 salas de aulas, biblioteca, auditório, refeitório, campo multiuso, entre outras instalações.