Uíge – Quatrocentas e 23 mil mudas de café foram produzidas durante o ano de 2022, na província do Uíge, pelo departamento provincial do Instituto Nacional do Café (INCA), no quadro do fomento da produção dessa cultura na região.
A produção de mudas de café no Uíge registou um aumento de 353 mil, em comparação com o resultado conseguido pelo INCA no ano de 2021.
Em declarações à ANGOP, nesta quarta-feira, o chefe do departamento provincial do Instituto Nacional do Café (INCA) no Uíge, Miguel Camoxi, explicou que as mudas foram distribuídas a 100 produtores dos municípios do Uíge, Mucaba, Negage, Quitexe, Songo e Bungo.
O INCA perespectiva, neste ano, a produção de 324 mil mudas de café, sendo que 82 mil já foram colocadas em bolsas para serem produzidas.
Em 2022, os quatro mil produtores de café da região colheram três mil toneladas de café, superando as duas mil e 100 toneladas do ano anterior.
O responsável apontou o alargamento das áreas de produção e a entrega de créditos aos cafeicultores como factores que contribuiram para o aumento da produção de café no Uíge. NM/JRE