Saurimo - Trinta e seis técnicos da região Leste, afectos dos gabinetes provinciais da Agricultura, participam desde hoje, segunda-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), numa formação sobre Inquérito Contínuo Agro-pecuária e Pescas (ICAPP).
Numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas, a formação de cinco dias visa capacitar os tecnicos sobre recolha de dados e código de conduta, prática de questionário de abordagem dos produtores, para a obtenção de respostas credíveis sobre o que produzem, dentre outras.
Na abertura da formação, o coordenador provincial do ICAPP, na Lunda-Sul, Nelson Senguetali, disse que a agricultura tornou-se a aposta do Executivo, sendo necessário saber a estatística de números de produtores e produtos, para que se possa tomar decisões acertadas.
A terceira fase do inquérito complementar, disse, serve para munir de conhecimentos teóricos e práticos os tecnicos, assim como melhorar o desempenho dos mesmos.
Apelou aos formandos maior responsabilidade, pois que, serão reprodutores da informação aos outros técnicos das suas circunscrições.
Participam da formação 12 técnicos da província de Malanje e oito da Lunda-Sul, da Lunda-Norte e do Moxico.
O ICAPP busca aferir o estado destes sectores e a sua acção na vida das famílias, para auxiliar o Executivo na criação de apoios.
O ICAPP visa colher informações sobre zonas de cultivo, superfície, meses de plantio, colheita e número de camponeses envolvidos.JW/ASS