Lubango - Cinco milhões de dólares serão investidos pelo grupo Jardins da Yoba na construção e apetrechamento de uma fábrica de processamento de sementes melhoradas, no município do Lubango, província da Huíla, a partir do próximo ano.
O anúncio é do director-geral do grupo, João Saraiva, tendo realçado que a fábrica vai ocupar uma área de 10 hectares, na comuna da Arimba, dada as condições de energia eléctrica da rede de que dispõe, para a conservação, assim como a altitude, que garante a baixa humidade relativa do ar.
O responsável detalhou que neste momento a empresa está a fechar um contrato com um fornecedor do Brasil para comprar uma fábrica de “última geração” com certificação internacional e que vai processar 20 toneladas por hora, quantidade hoje feita diáriamente com os equipamentos disponíveis.
Explicou que o financiamento para esse projecto está a ser assegurado a partir das políticas de crédito que o Estado promove, no âmbito do Aviso Dez, e o Jardins da Yoba submeteu um plano de expansão e especialização nesse ramo, já aprovado pelo Banco de Fomento Angola (BFA).
“Estamos já na parte operacional do desembolso e da operação de investimento. A empresa já tem fazendas de multiplicação de sementes para atender à demanda nacional e contactos de terciarização de multiplicação de gérmen em fazendas parceiras das províncias do Cunene, Huíla, Cuanza Sul e Huambo”, informou.
O grupo Jardins da Yoba foi seleccionado, em 2016, pelo Programa Nacional de Sementes para, em cooperação com o Instituto de Investigação Agrária (IIA) e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e Trigo (CIMMYT), melhorar e seleccionar sementes.
É uma empresa dedicada ao ramo agro-pecuário e industrial, que desenvolve a sua acção nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla, e Ombandja, no Cunene.
A produção está actualmente implantada numa área de 450 hectares, onde funciona um centro de produção e melhoramento de sementes na Humpata, três fazendas de multiplicação na Chibia e um bloco de multiplicação na fazenda Chivemba, em Ombandja (Cunene).