Dundo – Trezentas (300) cabeças de gado suíno foram entregues hoje, terça-feira, a 500 famílias camponesas organizadas em cooperativas e associações, na província da Lunda Norte, para o fomento da produção de carne naquela região.
A entrega dos animais, enquadra-se no programa de fomento agro-pecuário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, cujo objectivo é de estimular a produção de carne em grande escala no país e reduzir as importações.
Para o êxito do programa na província, os criadores terão o acompanhamento e assistência técnica dos profissionais do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) que beneficiou de 14 motorizadas para facilitar a sua mobilidade nas zonas de produção.
Na ocasião, o director do Gabinete provincial da Agricultura, José Mendes, disse que os beneficiários terão serão capacitados sobre técnicas adequadas de criação, desenvolvimento e reprodução animal.
Disse que o projecto visa tornar a Lunda-Norte auto-sustentável em termos de produção da carne suína.
Assegurou que as espécies do gado denominado de Ganda 1 e 2 que a província recebeu, são resistentes à peste suína africana e a sua taxa de fecundidade em média é de catorze crias.
Informou que cada família recebeu dois a três pares de porcos que, depois de multiplicar, terão a obrigação de entregar a outra família o mesmo número de animais recebido.
Por seu turno, a governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou responsabilidade e comprometimento por parte dos beneficiários, visando o relançamento da produção de carne na província.
Reiterou o apoio do governo local aos camponeses, para que a Lunda Norte se torne, no futuro, num dos maiores centros de produção agrícola.