Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador do Cuando Cubango quer resgate da “mística” do Cuchi como município celeiro

     Agricultura              
  • Cuando Cubango • Quinta, 17 Outubro de 2024 | 08h49
Governador do Cuando Cubango, José Martins
Governador do Cuando Cubango, José Martins
Maurício Sequesseque

Cuchi - O governador do Cuando Cubango, José Martins, desafiou, quarta-feira, os agricultores familiares e organizados em cooperativas, no sentido de tudo fazerem para resgatar a designação do município do Cuchi como o principal celeiro agrícola da província.

José Martins lançou este repto quando discursava na abertura oficial do ano agrícola 2024/2025 ao nível da província do Cuando Cubango, no município do Cuchi, localizado a 93 quilómetros de Menongue, sede capital da província, sob lema: "Agricultura familiar, caminho certo para o aumento sustentável da produção agrária”.

De forma geral, ao nível da província do Cuando Cubango estão envolvidas 111 mil 415 famílias camponesas, para trabalhar num universo de 167.122 hectares preparados, com uma previsão de colheita de 133 mil 700 toneladas de produtos diversos, incluindo cereais, tubérculos e hortaliças.

Na ocasião, o governante agradeceu ao Ministério da Agricultura e Florestas pelo pronto apoio que tem prestado à província do Cuando Cubango, tendo facilitado a preparação de uma área significativa, bem como a cedência de equipamentos diversos provenientes do financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), acções que vão permitir materializar o desafio.

No acto de abertura da campanha agrícola no Cuando Cubango foram financiados 17 equipamentos agrícolas, entre motocultivadoras, microtractores e tractores avaliados em 450 milhões 373 mil 983 kwanzas e 44 cêntimos.

Além do financiamento dos equipamentos está contemplado no programa Osi Yetu uma componente de fundo de maneio avaliado em cinco milhões de kwanzas que cada cooperativa poderá beneficiar por via de uma solicitação.

Entre os meios recebidos, destacam-se sementes, instrumentos de trabalho, como enxadas, limas, catanas, moto-bambas e os fertilizantes para que, mais uma vez, a província possa trabalhar a terra, fazendo com que haja alimentos nas comunidades e reduzam-se os níveis de pobreza no seio das famílias, bem como fazer com que a província seja uma contribuinte na cadeia de produção agrícola nacional.

“ Não é por acaso que a província escolheu o município do Cuchi para acolher este acto oficial de abertura da campanha agrícola 2024/2025”, sublinhou, tendo lembrado que, na década de 60, o município destacou-se como o celeiro da produção agrícola nacional e da região do Cuando Cubango em particular.

Realçou que o município é rico em terras aráveis e recursos hídricos que são elementos fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e, por meio dela, contribuir no processo em curso de diversificação da economia.

Sublinhou que o Estado angolano está empenhado em promover a agricultura familiar, apoiando os camponeses, quer com meios para facilitar a produção, quer com a agregação de conhecimentos técnicos e científicos para o melhor aproveitamento da terra, destacando o programa “Osi Yetu”, termo em língua nacional Umbundo, cuja tradução literal em portugês significa “Nossa Terra”.  

Conforme fez saber o governador, no âmbito do referido programa, 500 processos do Cuando Cubango já foram aprovados para o financiamento, o que vai ajudar os camponeses a terem os suplementos que os vão ajudar aumentar a produção agrícola.

Por isso, instou os agricultores e as populações de forma geral para que, no interesse de beneficiarem destes financiamentos, formalizam os seus pedidos, sendo que as administrações municipais, os gabinetes provinciais da Agricultura, Pecuária e Pescas, bem como o Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado estão orientados para facilitar toda a tramitação processual, para que os agricultores possam beneficiar dos referidos financiamentos.

“ Temos a alegria de vos entregar esse campo, o pólo comunitário do Tchilandangombe preparado com toda a dedicação, para atender a comunidade. O espaço preparado ainda não é suficiente para toda a população, mas vamos aumentar e alargar o espaço para que todos os membros e famílias residentes consigam ter ali um espaço próprio para que possam produzir”, realçou.

Nesta localidade, o governo cedeu 150 hectares para beneficiar 300 famílias, sendo que o desafio, segundo o governante, é aumentar ou alargar a terra preparada, para que, no mínimo, uma família tenha um um hectare e consiga tirar os maiores benefícios.

 

Programa “Osi Yetu” contempla mecanização ligeira à agricultura familiar

Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, apresentou o programa “Osi Yetu”, cujo foco principal é o financiamento à mecanização ligeira da agricultura familiar, com mais de três mil equipamentos, com destaque para tractores e suas alfaias, motocultivadoras, entre outros.  

O programa, segundo a gestora, prevê a aceleração da agricultura familiar e o reforço da segurança alimentar e tem como objectivo fomentar e maximizar os níveis de produção e produtividade agrícola, promover a modernização das práticas agrícolas, fortalecer e empoderar os agricultores familiares, assim como contribuir para a segurança alimentar do país.  

Explicou que o FADA, na qualidade de instrumento financeiro do Executivo, criou o produto financeiro denominado “Crédito ao investimento em equipamentos agrícolas”, no sentido de facilitar o acesso a esses equipamentos, apelando aos interessados no sentido de contactar as estruturas locais do Instituto de Desenvolvimento Agrário para serem os intermediários junto do FADA.

Fez saber que o financiamento será reembolsado em cinco anos, com um período de carência de um ano, sendo que a taxa de juros varia entre 1 e 3 por cento.

O acesso ao financiamento, de acordo com a PCA do FADA, é facilitado e resume-se em quatro eixos principais, nomeadamente a legalização da parcela de terra, legalização da pessoa jurídica, preenchimento do formulário de validade económica e do formulário de adesão ao produto financeiro e ter mais de dois hectares de produção ou prontos a produzir para o financiamento de motocultivadores.

Relativamente ao financiamento para tractores exige-se mais de 15 hectares em produção ou prontos para a produção.

Para esta segunda fase, explicou que estão contempladas todas aquelas províncias que não foram beneficiadas na fase piloto nomeadamente, Cunene, Zaire, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cuanza Norte, Bengo, Cuando Cubango, Cabinda e Luanda.

FADA aprova mais de três mil pedidos de crédito em nove meses 

A gestora informou que até Setembro de 2024 foram aprovados mais de três mil 912 pedidos de créditos, correspondendo a mais de 33 mil milhões 456 milhões 12 mil 909 kwanzas e 91 cêntimos, dos quais foram desembolsados três mil 370 créditos, que totaliza mais de 28 mil milhões 770 milhões 215 mil e 683 kwanzas em todo o país.

Em relação à província do Cuando Cubango foram aprovados 597 pedidos de crédito, avaliados em dois mil milhões 986 milhões 214 mil e 600 kwanzas, dos quais foram desembolsados 555 créditos, correspondendo a dois mil milhões 699 milhões 736 mil e 150 kwanzas.

Operacionalização do programa

A PCA informou que, para a operacionalização do programa, o FADA, no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, em parceria com o IDA e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), está a implementar a Escola Itinerante de Mecanização Ligeira, cujo objectivo é formar profissionalmente jovens a nível local para a realização de manutenção e pequenas operações aos equipamentos financiados.

Fez saber que o projecto teve início nas oito províncias beneficiadas da primeira fase de Mecanização Ligeira, nomeadamente no Huambo, Namibe, Huila, Malanjem Benguela, Cuanza Sul, Uíge e Bié em que foram formados 628 jovens. A província do Cuando Cubango será contemplada na segunda fase. MSM/FF/PLB

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+