Malanje - O presidente do Conselho de Administração da Gesterra, Carlos Paim, solicitou hoje (quarta-feira) ao Executivo a construção de um canal de irrigação de 35 quilómetros ao longo do corredor do Pólo Agro-industrial de Capanda (PAC), no município de Cacuso.
O responsável da Gesterra realçou que a construção do canal se tornará necessário para estimular o aumento da produção, bem como para o aproveitamento do potencial hídrico e arável da região de Capanda.
Carlos Paim teceu tais declarações, durante o acto de apresentação do funcionamento da Fazenda Quizenga Lutete, ao Presidente da República, João Lourenço.
Fez saber que o canal para captação de água a partir do rio Kwanza permitirá irrigar cerca de 30 mil hectares de produção de cereais, grãos, frutas e outros produtos.
“O estreito de água, que terá várias derivações, vai permitir a redução de gastos com a irrigação das fazendas a partir do rio”, disse.
Precisou que o projecto surge da pretensão de se transformar a região de Capanda em um centro de desenvolvimento agro-pecuário e rural.
Disse que a intenção foi bem acolhida pelo Presidente da República e espera-se a sua concretização, pelo que se vai continuar a trabalhar na realização de estudos e preparação do projecto para ser submetido ao Executivo para aprovação.
Por outro, apontou igualmente a possibilidade de instalação de um Instituto Superior Agrário no PAC, para permitir o seguimento da formação aos estudantes do país, que concluíram o ensino médio nas especialidades de agronomia.
Sem avançar detalhes disse tratar-se de um Instituto que poderá acolher docentes e discentes e que servirá para a realização de investigação científica, práticas agrícolas e produção. NC/PBC