Lubango – A campanha de desinfestação, por método de fumigação, está a impedir a danificação de culturas pela praga de gafanhotos que há seis dias assola o planalto da Humpata, província da Huíla.
Os insectos chegaram à Huíla pelo município da Bibala (Namibe), a 11 do mês em curso, tendo passado pela Serra da Leba e a aldeia da Tchalawa, ambas situadas na comuna do Tchivinguiro, mas sem o registo de danos.
Na última segunda-feira atingiram lavras de produção de milho e morangos na comuna da Palanca (Humpata), também sem registo de estragos, graças a campanha de desinfestação,
Actualmente a núvem de gafanhotos sobrevoa a sede da Humpata, o perímetro irrigado, Alto Bilbi e comuna das Neves, estando a ser combatida por técnicos da agricultura, saúde e produtores agrícolas, através da fumigação.
Em declarações à ANGOP, hoje, terça-feira, o director do gabinete provincial da agricultura, José Arão, disse que a situação na província está controlada, pois até ao momento só a Humpata foi afectada.
Sublinhou que a província tem insecticidas suficientes, máquinas para fumigação, dois mil litro de cimetrina, cal, entre outros meios, para um combate eficaz.
Até ao momento a praga de gafanhotos atingiu as províncias da Cuando cubango, Cunene, Benguela, Namibe e Huíla.