Talatona –O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a empresa Prudencial Seguros assinaram, esta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento para o aumento do nível de cobertura de risco de crédito de 75 para 100 por cento do capital financiado.
O documento refere que os 75% garantidos pelo FGC serão acrescentados pelos 25% da Prudencial Seguro, sendo que a comissão de 2 por cento cobrada será repartida por cada uma das instituições financeiras.
O acordo vai permitir aos beneficiários acederem ao financiamento em condições favoráveis para a implementação dos projectos e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios.
Em declarações à imprensa, o administrador do FGC, Eduardo Katalahary Mohamed, referiu estarem a cumprir um dos seus princípios fundamentais da instituição: facilitar o acesso ao crédito para as micro, médias e pequenas empresas, com o objectivo fundamental de criar sinergias para fortalecer o sistema nacional de garantia.
O responsável disse que a parceria não vai criar custos de transações, uma vez que o FGC cobra dois por cento de comissões que serão partilhadas com a instituição financeira participante.
O administrador informou que o sector produtivo da pesca, agricultura, indústria e pecuária, assim como a nova linha de apoio atingiram uma carteira de 212 projectos, dos 200 estimados, tendo um aumento de 10% de aumento.
“Tentamos fechar a cadeia de valores e também estamos a facilitar o acesso ao crédito para também transporte, logística e turismo”, disse.
O administrador da Prudencial Seguros, Manuel Dias, considerou o memorando um desafio que surge para alargar o nível da garantia, com o intuito de os produtores potencializar os projectos e as instituições parceiras desempenharem o papel de fiscalizadores .
“Vamos ter uma acção mais fiscalizadora, porque, ao assumirmos 100 por cento, não haverá grandes desculpas para o insucesso do projecto. Decidimos correr juntos e potenciar toda a economia de Angola”, referiu.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) é uma instituição financeira não bancária, criada ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 78/12, de 04 de Maio, que tem como objectivo facilitar o acesso ao financiamento bancário através da emissão de garantias públicas. MAG/VM