Chinguar - Vinte mil toneladas de trigo é a quantidade que a fazenda Vinevala pretende produzir na próxima campanha agrícola, superando as duas mil da época passada.
Este aumento resulta da extensão de mil para mais de quatro mil hectares, que serão preparados, não só no Chinguar, mas também na Chipeta (Catabola), Camacupa e outras regiões.
Em declarações hoje à ANGOP, na ressaca das festividades dos 49 anos de existência do município do Chinguar (onde se situa a fazenda), assinalado no dia 15 deste mês, o proprietário da fazenda, Alfeu Vinevala, afirmou que a produção passada vai ajudar na sementeira, bem como estão a capacitar outros camponeses locais no fomento do trigo.
A ideia, segundo ele, é chegar a produzir mais de 40 mil toneladas anualmente, após a capacitação dos agricultores, de modo que não haja mais escassez da farinha de trigo em Angola, reduzindo a fome e a pobreza no seio das famílias mais carenciadas.
Alfeu Vinevala considerou positiva a campanha agrícola 2020/2021, apesar da estiagem, tendo realçado que a maior dificuldade que tem é a falta de sistema de irrigação para possibilitar a colheita do trigo três vezes por ano.
A fazenda está a comercializar o trigo de consumo a 460 Kwanzas, ao passo que o de semente custa dois mil Kwanzas, estando em stock mil e 600 toneladas.
A fazenda Vinevala possui mais de três mil trabalhadores, e, além do Chinguar, está expandido nos municípios do Andulo, Catabola, Camacupa, bem como na província do Cuando Cubango.
O município do Chinguar dista a 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, capital do Bié. Tem uma extensão territorial de três mil 54 quilómetros quadrados e uma população de 162 mil 29 habitantes, maioritariamente camponeses.