Malanje- Trinta e cinco milhões de kwanzas, é o valor desembolsado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) em Malanje, para apoio a cinco Caixas Comunitárias de Cooperativas Agrícolas, nos municípios de Luquembo e Cambundi-Catembo.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo director provincial do FAS, Gomes Golambole, realçando que as referidas Cooperativas, nomeadamente Pangante e Simanga, comuna do Rimba (município de Luquembo) e as de Malengue, Simanga e Quipongue (Sede do município de Cambundi Catembo), vão beneficiar de 7 milhões de kwanzas cada.
Fez saber que o plano faz parte da componente de Inclusão Produtiva do Programa Kwenda, levada a cabo pelo FAS, e neste momento os membros das respectivas Cooperativas recebem formação sobre matérias ligadas à gestão financeira e comunitária.
Frisou que até ao momento apenas serão financiadas cinco Caixas Comunitárias a partir da primeira semana do mês de Fevereiro, cuja iniciativa será extensiva para outras localidades de intervenção a curto prazo do FAS.
Precisou que o financiamento visa apoiar as iniciativas comunitárias principalmente no capítulo da assistência técnica, capacitação da comunidade, apoio das actividades agrícolas, produtivas, pequenos negócios e outras geradoras de renda ao nível das localidades abrangidas.
“O objectivo principal desse financiamento é de garantir que o crédito às Caixas Comunitárias seja um veículo eficaz para o crescimento sustentável das comunidades agrícolas e familiares”, disse.
Assegurou que a gestão do valor será inteiramente da Cooperativa, sendo que os membros que beneficiarem de créditos a partir da Caixa poderão reembolsar o valor num período de 4 meses, com uma taxa adicional de 10 por cento do dinherio recebido.
As Caixas vão servir de trampolim para que as cooperativas tenham o seu banco comunitário. PBC