Luanda – Cento e trinta e quatro projectos, avaliados em 1,4 mil milhões de kwanzas, foram financiados pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), por via do programa nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
Falando à imprensa, no workshop de apresentação e divulgação do novo Produto Financeiro do FADA, o administrador executivo da instituição, Manuel Pedro, referiu que os projectos, aprovados nas últimas três semanas, servem para dinamizar os sectores pesqueiro e agrícola.
Manuel Pedro reforçou que o fundo prevê, na globalidade, financiar 1 400 projectos, a nível nacional, tendo como principal objectivo aumentar a produção nacional agrícola e do sector das pescas.
“Queremos criar um conjunto de condições financeiras e técnicas, para que os pequenos agricultores possam, durante o processo de preparação da campanha agrícola, ter todas as condições necessárias para o arranque de uma campanha agrícola”, asseverou.
Quanto ao encontro, o administrador destacou que serviu para reforço da divulgação do ATM que está a ser implementado pelo FADA, com um envelope de recursos de 15 mil milhões de kwanzas.
A administradora do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), para área de apoio ao financiamento e formalização da economia, Sheila Bandeira, considerou que fundo permite às famílias, jovens e pescadores beneficiarem de crédito para desenvolver as suas actividades, principalmente as que estão ou pretendam entrar no ramo da agricultura ou pesca.
Explicou que o INAPEM tem um departamento de apoio à promoção ao financiamento, onde se fazem análise dos processos de empreendedores que pretendam aceder ao crédito.
Sheila Bandeira disse que, nos últimos tempos, o INAPEM recebeu mais de 120 processos.
A secretária-geral da Federação das Mulheres Empreendedoras (FMEA), Henriqueta de Carvalho, realça a iniciativa do fundo porque vai permitir que as mulheres da federação possam beneficiar dos referidos financiamentos.
O Governo disponibilizou 15 mil milhões de Kwanzas para a operacionalização do Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material, com o fim de dinamizar os sectores pesqueiro e agrícola no país.
O Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material para a produção vegetal e animal pretende assegurar os resultados previstos para a presente campanha agrícola 2021/2022, sendo que, numa primeira fase, serão contemplados os beneficiários das províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Bié, Cuanza Sul, Uíge, Cuando-Cubango, Namibe, Moxico, Lunda Norte, Cabinda e Malanje.
Dados disponíveis indicam que, em Angola, na actividade agropecuária e pesca estão envolvidas mais de 3 015 477 famílias, constituindo mais de 5 171 991,27 empregos, o que representa cerca de 51,29% da população economicamente activa.
O Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material tem como objectivo o aumento da produtividade, emprego, rendimento e produção agropecuária, florestal, pesqueira e aquicultura, com o fim de segurar a alimentação e a diversificação sustentável das exportações e substituição das importações.