Benguela - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) aprovou, até 31 de Dezembro de 2023, dois mil e 371 pedidos de crédito, correspondendo a mais de dezanove mil e 221 milhões de kwanzas, soube a ANGOP, esta quinta-feira.
Discursando durante a entrega de kits de mecanização agrícola a coopetativas da província de Benguela, a Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, afirmou que, destes créditos, 1.914 já receberam financiamento.
Ao todo, foram já desembolsados pouco acima de cartorze mil e 530 milhões de Kwanzas.
"Tendo em conta as potencialidades da província de Benguela, não estamos satisfeitos com estas estatísticas em termos de solicitações de crédito. Pretendemos melhorar e estamos conscientes de que sozinhos não vamos conseguir, por isso, contamos com o Governo Provincial e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA)", frisou.
Em relação aos beneficiários desses créditos, Felisbela Francisco expressou a sua gratidão pela disponibilidade e predisposição em aderir à iniciativa.
"Apelamos ao sentido de responsabilidade na utilização dos equipamentos e no cumprimento das obrigações contratuais, incluindo o reembolso do financiamento", frisou.
Segundo a PCA, os recursos são escassos e a continuidade e alargamento desta iniciativa dependem também da colaboração dos beneficiários dos créditos, nesta primeira fase.
"A agricultura familiar desempenha um papel crucial na luta contra a fome e a pobreza e na segurança alimentar. O FADA, desde o ano 2020, tem trabalhado para apoiar projectos que impulsionem a produção agricola familiar", enfatizou.
Felisbela Francisco destacou quatro itens essenciais que têm norteado as acções do FADA, nomeadamente a concessão regular de crédito às familias, preferencialmente agrupadas em cooperativas, em função das suas várias linhas de financiamento.
O reforço da capacidade interventiva das cooperativas com Caixas Comunitarias, através do seu funcionamento, o financiamento direcionado a produtos considerados estratégicos, como o café, o girassol, o mel, o algodão, arroz, trigo e o financiamento facilitado para o investimento em motomecanização agrícola.
Disse ainda que o FADA, no âmbito da sua responsabilidade social, em parceria com o IDA e o INEFOP, vai implementar a Escola Intinerante de Motomecanização, cujo objectivo é formar profissionalmente jovens a nível local, para operacionalização, manutenção e pequenas reparações desses equipamentos.
"De forma simbólica, procedemos à assinatura dos termos de entrega dos equipamentos, mas não posso terminar sem agradecer o Governo Provincial de Benguela pela hospitalidade e por tornar possível a realização deste evento", sublinhou. TC/CRB