Chinguar – Produtores de trigo do município do Chinguar, 75 quilómetros a Sudoeste da cidade do Cuito, na província do Bié, poderão beneficiar de um financiamento dos Emirados Árabes Unidos, para incentivar o aumento na produção do cereal.
A garantia é do representante da multinacional “Elite Agro”, Dos Emirados Árabes Unidos”, John Daniel, com sede em Abu Dhabi, que falava durante a visita a algumas fazendas vocacionadas no cultivo do trigo, no município do Chinguar (Bié), visando se inteirar do real potencial agrícola.
Apesar de não avançar o valor nem data do investimento, John Daniel adiantou apenas que o objectivo é atingir igualmente outras regiões do país com potencial agrícola.
Realçou que o financiamento, que se enquadra no quadro da cooperação bilateral no ramo da agricultura, será essencialmente para aquisição de máquinas para colheita e processamento do trigo.
Já Alfeu Vinevala, um dos maiores produtores de batata rena, milho e trigo na província do Bié, em declarações à imprensa, disse que o referido financiamento, caso se concretize, vai permitir aumentar a produção e consequentemente contribuirá na exportação da produção local para outras partes do mundo.
Na fazenda Vinevala, na presente campanha agrícola, foram cultivados três mil hectares para cultivo do trigo, prevendo-se colher oito mil toneladas.
Enquanto isso, o presidente da Cooperativa Boa Esperança, também localizada no município do Chinguar, Eliseu Vanhale Chapesseca, confirmou o cultivo, na época agrícola passada, de 15 hectares de terra para a produção do trigo, que, por falta de fertilizantes, foi possível apenas colher três toneladas.
Com mais de 70 associados, além de fertilizantes, a cooperativa “Boa Esperança carece de apoios para aquisição de máquinas, assim como meios rolantes para a transportação da produção para as zonas de consumo.BAN/PLB