Sumbe – A Administração Municipal do Ebo, província do Cuanza Sul, recebeu na quarta-feira 60 toneladas de fertilizantes para o fomento da economia agrícola na localidade, uma iniciativa do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Os fertilizantes são adubos do tipo NPK 12/24/12, ureia e sulfato de amónio que serão distribuídos nos próximos dias, com base em critérios de cadastramento dos clientes e o pagamento de Kz 14 mil 332,50 cêntimos.
“ Os preços são bonificados, pois o Governo subvenciona 35 por cento e os outros 65 por cento serão pagos pelos agricultores'', disse o director municipal da Agricultura, Floriano da Silva.
Fez saber que, no acto de levantamento, o agricultor paga cinco mil Kwanzas e os restantes, cerca de nove mil 332,50, em duas parcelas, após a colheita.
Afirmou que os adubos chegaram numa boa fase, visto que está a terminar a primeira campanha agrícola e em Março inicia a segunda época.
Para segunda época, prevê-se a colheita de 40 mil 156, 6 toneladas de produtos diversos entre cereais e hortaliças. Pelo menos, 25 mil 312 famílias produziram 63 mil 280 hectares de terras, enquanto as empresas agrícolas, em 550 hectares, colheram, na primeira época agrícola 2021/2022, cerca de 51 mil 157,18 toneladas de produtos diversos.
Na campanha agrícola 2021/2022, o município do Ebo recebeu cerca de 40 toneladas de adubos.
O FADA, no município do Ebo, concedeu em Abril de 2021, um crédito de Kz 130 milhões para duas cooperativas agrícolas.
Na ocasião, as cooperativas receberam dois tractores e as respectivas alfaias, duas carrinhas Toyota Canter, dezenas de sacos de adubos, enxadas, catanas e caixas para produtos.
O financiamento é reembolsável num período situado entre médio e longo prazo, com uma taxa de juro de 3,0 por cento, e visa, entre outros, aumentar os rendimentos familiares e gerar emprego.
O FADA funciona como uma instituição financeira especializada no apoio à política de fomento agrário, sob tutela do Ministério das Finanças.