Menongue – Cinquenta e nove mulheres associadas em cooperativa no município de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiaram de inputs agrícolas e sementes diversas, para potenciar as suas culturas, que ficaram afectadas por causa da seca e da praga de gafanhoto.
Os bens, composto por sementes de milho, feijão, massango, massambala, enxadas e catanas, foram entregues pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Afonso de Antas Miguel, e enquadrou-se nos festejos do 31 de Julho, consagrado à Mulher Africana.
A cooperativa, denominada "Nhã Kassole", estava engajada na produção de hortícolas e agora vai entrar para o cultivo de cereais. Situa-se na localidade do Masseca, comuna do Longa, mais de 100 quilómetros de Menongue.
Uma das responsáveis da cooperativa, Irrita Dinis, agradeceu a iniciativa do governo, embora diz carecerem ainda de moto-bombas, fertilizantes e uma agricultura mecanizada, para uma boa colheita.
Solicitou ainda do governo tractores, gado de tracção animal, crédito para o fomento da actividade agrícola, transporte para o escoamento dos produtos do campo para a cidade, entre outros apoios, para permitir que as famílias camponesas desenvolvem, com êxito, a sua actividade nas comunidades rurais.
O vice-governador local para os serviços técnicos e infra-estruturas, Afonso de Antas Miguel, referiu que o governo tem trabalhado para a contínua integração socioprofissional e produtiva das mulheres, através do ministério de tutela, tendo destacado o empenho desta franja na cooperação para o combate à fome e à pobreza nas comunidades.