Ndalatando - Dezasseis milhões de dólares estão a ser investidos pela Cooperativa Quitala – Casseno na produção e aquisição de mandioca na comuna de Samba Lucala, município de Samba Cajú.
O investimento, iniciado em Janeiro deste ano, inclui a montagem do estaleiro, transporte das máquinas, limpeza do terreno e pré- cadastramento de camponeses angolanos.
A Cooperativa Quitala-Casseno resulta da parceria de um grupo de jovens angolanos e de produtores sul-africanos e perspectiva a produção de mais de 400 mil toneladas de mandioca por ano, numa área de 10 mil hectares e a instalação de uma fábrica de processamento para a exportação da farinha.
Além da produção dos membros, a cooperativa vai adquirir também a produção de outros camponeses da província e fabricar ração animal, a partir das folhas e raízes da planta, para uso interno.
Segundo a directora adjunta do projecto da cooperativa Quitala-Casseno, Bruna Barros, a cooperativa prevê a criação de dois mil postos de trabalho directo e indirecto.
A responsável, que falava esta sexta-feira num acto de formalização oficial da cooperativa, disse que ela está aberta a todos os produtores locais, uma vez que pretende trabalhar junto da comunidade, para apoiar e tornar a produção local com qualidade para a exportação.
O projecto perpectiva também a criação de uma escola agrária e ecológica e incentivar novas práticas agrícolas, para a sustentabilidade alimentar da região.
Esclareceu que para fazer parte do projecto os camponeses angolanos precisam adequar os métodos de produção aos dos produtores sul-africanos.
No quadro da responsabilidade social, a cooperativa ofereceu hoje ao Governo da província um lote de bens alimentares não perecíveis como óleo, açúcar, arroz, margarina, massa de tomate e sal.
A vice-governadora para o sector Político e Social, Leonor Garibaldi, manifestou a disponibilidade do Governo provincial ao investimento privado, um vez que a região é rica em recursos naturais.
A província, continuou, está aberta ao investimento privado e aguarda por iniciativas do género de outros grupos empresariais, para a diversificação da economia e fomento de postos de trabalho.
Leonor Garibaldi considerou que a doação feita pela cooperativa vai contribuir para a assistência a grupos vulnerais do Cuanza Norte.
Cuanza Norte é uma província situada a 190 quilómetros de Luanda (capital do país). Tem como capital a cidade de Ndalatando e possui 10 municípios.