Luena – Criadores de 25 cooperativas e associações agropecuárias da província do Moxico beneficiaram, esta sexta-feira, de animais suínos, no quadro do Programa de Fomento da Suinicultura, em curso na província.
O programa de distribuição de um total de 100 animais, iniciado hoje, abrangerá os criadores dos municípios do Moxico (sede), Léua, Luau e Bundas.
Esta iniciativa foi saudada pelo criador Estêvão Adolfo que, em nome das cooperativas e associações, disse que poderá contribuir no aumento da produção animal e reprodutiva na província.
Por sua vez, o director em exercício do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Florestas, Benjamim José, disse que o programa visa incentivar as cooperativas a apostarem na criação de animais, algo pouco notável na região, para a produção da carne e diversificação da economia nacional.
Explicou que cooperativas dos outros seis municípios da província beneficiarão dos referidos animais de forma gradual, na medida em que o primeiro grupo efectuar o reembolso das crias, após a sua reprodução . LTY/TC/YD