Camabatela – O presidente da Cooperativa Pecuária do Planalto de Camabatela (Cooplaca), Eduardo Nelumba, defendeu a criação de uma linha de financiamento para criadores de gado na localidade, para aumentar a produção animal e melhorar a dieta da população.
A linha de financiamento, esclareceu, contribuirá para dinamizar a produção com a criação de infra-estruturas de apoio ao pasto, assim como aquisição de animais.
A Cooplaca pretende, de acordo com Eduardo Nelumba, incrementar a produção animal para estabelecer o circulo de abate para produção de carne necessária à dieta dos cidadãos.
Para o presidente, a Cooplaca tem todas as condições necessárias para se tornar a “vanguarda” na produção de carne no país, por se encontrar numa região abundante em rios, terrenos férteis, efectivo de gado e pessoas dispostas a trabalhar.
Eduardo Nelumba foi eleito sábado presidente da Cooplaca, durante a VII Assembleia Geral Ordinária da organização, que decorreu na vila de Camabatela.
Entre as acções a serem realizadas durante os próximos cinco anos, constam a dinamização da cooperativa para maior relevância junto à população e a produção de carne suficiente para alimentação dos cidadãos.
No âmbito do repovoamento do Planalto de Camabatela e da implementação do programa da Bonivicultura Familiar, os criadores locais receberam do Ministério da Agricultura mil e 883 cabeças de gado bovino, de Dezembro de 2020 a Junho de 2021.
O projecto de Bovincultura Familiar é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas e visa estimular a criação de gado bovino no Planalto de Camabatela, perímetro agro-pecuário que contempla municípios das províncias do Uíge, Cuanza-Norte e Malanje.
O programa permitiu a construção de 40 currais individuais e 17 geminados, no município de Ambaca. A previsão é atingir 54 infra-estruturas individuais e 33 geminadas.
O planalto de Camabatela tem uma extensão 12 000 quilómetros quadrados e abrange parte das províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje.
A população animal na província do Cuanza Norte é estimada em 22 mil e 381 cabeças de gado, dos quais seis mil e 65 são caprinos.